Construção da ponte deve valorizar em até 20% os imóveis de Guaratuba

Eduardo Almeida Guaratuba

O Instituto Água e Terra (IAT) emitiu nesta quarta-feira (26/04) a licença ambiental prévia para a construção da ponte.

O Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social (Ipardes) divulgou uma pesquisa que aponta um possível aumento de 20% na valorização de imóveis em Guaratuba, com a construção da ponte. Essa projeção se soma aos resultados de outra pesquisa feita pelo site de mercado Agente Imóvel, que apontou crescimento de cerca de 15% no valor do metro quadrado na região entre dezembro de 2021 e dezembro de 2022.

Nesta quarta-feira (26), o Instituto Água e Terra (IAT) emitiu a licença ambiental prévia para a construção da ponte. Com isso, o Consórcio Nova Ponte, vencedor da licitação pública, poderá iniciar os projetos básico e executivo de engenharia, além de atividades para obter a Licença de Instalação, necessária para a próxima etapa, a execução da obra. Essas ações seguirão o detalhamento do Estudo de Impacto Ambiental (EIA), que norteou a avaliação técnica do empreendimento.

A construção da ponte de Guaratuba é aguardada com expectativa pela sociedade civil organizada, que vê nela um movimento de valorização do Litoral. Em 2021, o Movimento Pró-Paraná e o Instituto de Engenharia do Paraná endereçaram uma carta ao Governo do Estado, afirmando que a ponte “viabiliza a integração e o compartilhamento de muitos serviços entre os municípios de Matinhos e Guaratuba, dentre os quais destacam-se: clínicas médicas; hospitais; educação profissional e superior”.

De acordo com o documento emitido pelo IAT, “o desenvolvimento econômico é um importante parâmetro de viabilidade para implantação da Ponte de Guaratuba: o desenvolvimento da indústria turística. É possível imaginar que a natureza determinou a implantação de um equipamento de transposição que obrigatoriamente deverá ser harmonioso e arquitetonicamente perfeito”. O texto ainda aponta que a ponte será uma atração turística, assim como a ponte Hercílio Luz em Florianópolis, e atrairá visitantes de diferentes regiões do Brasil e do exterior para aproveitar as belezas do litoral paranaense.

Fonte: AEN- Portal da Cidade de Guaratuba.